Colaboradores

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Peixe Gobioides Broussonetti - Peixe Dragão

Com um aspecto primitivo que lembra os ancestrais marinhos da pré-história, o peixe-dragão (Gobioides Broussonetti) é uma das mais antigas espécies de peixes de água doce, mas ainda assim, não é popular e dificilmente encontra-se nas lojas especializadas em psicultura, até por sua difícil captura. Considerada pelos aquariofilistas uma espécie complicada de se criar, o peixe-dragão exige cuidados especiais e a criação é recomendada a criadores mais experientes.
A aparência estranha desperta curiosidade imediata. Com o corpo alongado, parecido com o de uma enguia, a espécie pertence à família dos Gobídeos e é originária das américas, especialmente a região Norte do Brasil e o Golfo do México. Este peixe cresce bastante – os exemplares adultos, chegam a atingir meio metro de comprimento –, por isso precisa ser mantido em aquário grande, entre 200 e mil litros com água de pH 7.2 a 8.5 e temperatura mínima de 20°C e máxima de 28°C.

O animal apresenta olhos pequenos e visão pouco desenvolvida, uma boca enorme e uma cara, digamos, exótica, seu maior sentido é o fato. “É um peixe incomum. Acho que o charme desta espécie está justamente na cara feinha”.

O peixe-dragão possui índole pacífica e pode ser criado em aquários com outras espécies, havendo o cuidado de não serem selecionados peixes muito pequenos, que fatalmente se tornarão o jantar do peixe-dragão. “Tem gente que quer montar um aquário bonito, com tipos exóticos e junta várias espécies sem se informar sobre elas. A criação acaba não dando certo, porque é importante aprender sobre as espécies de peixes que se deseja criar, para manter um aquário cheio de vida".

 Com hábito de nadar no fundo do aquário e se enterrar na areia, o peixe-dragão é uma espécie de hábitos noturnos que gosta de locais para se esconder, como tubos, pedras e tocas. Bom de boca, o peixe-dragão não dispensa nada que lhe é oferecido. Sua alimentação ideal é base de substâncias animais e vegetais, encontradas em rações especiais, ou até mesmo pequenos crustáceos, artêmias e vermes (tubifex). .
 

4 comentários:

  1. Olá Shaiane
    Gstaria de indentificar o sexo do meu peixe dragão, você pode me ajudar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Infelizmente não poderei ajuda-lo desta vez. Também gostaria de saber o sexo dos meus, mas estou atrás desta resposta. Assim que eu souber postarei aqui, mas se sua intenção é reproduzir, logo aviso que é muito dificil. Do pouco que li sobre reprodução dos peixes Gobbi sei que a reprodução em aquario é quase impossivel. Qualquer duvida me pergunte!

    Shaiane Moreira

    ResponderExcluir
  3. Hum... Ok! Vou ficar aguardando e se eu souber de algo te aviso também.
    Tenho mais uma pergunta, meu aquário é bem simples, apenas pedras e alguns detalhes artificiais e eu estou pensando em colocar plantas vivas. Você sabe me explicar qual é o processo e quais as plantas mais indicadas para iniciantes e se meu peixe dragão vai se adptar bem com elas?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Um aquário plantado não é nada facil... Não sei de quantos litros é seu aquário, mas como você com certeza já deve ter peixes nele, sinto em lhe informar que logo que você coloca as suas plantas em seu aquário você deve deixar ele sem nenhum peixe até que elas criem raizes aproximadamente de 1 a 2 meses.
    Já quanto o seu peixe dragão, ele vive muito bem sim com as plantas inclusive meu aquario onde ele vive é todo pantado.
    Vou fazer o seguinte: vou ler mais um pouco sobre como fazer um aquário plantado e vou postar no blog para você pegar algumas dicas.

    Shaiane Moreira

    ResponderExcluir