Colaboradores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aquários pequenos

  Aquários pequenos só são recomendados a aquaristas realmente experientes, justamente o oposto do que as pessoas falam e acham. Por ter um baixo custo, os iniciantes acabam comprando os menores aquários. Dessa forma, pensam que aprenderão investindo pouco, e no futuro, quem sabe, comprarão um tanque maior.
 Aquários pequenos são extremamente difíceis de manter, pois são muito instáveis. Um aquário de vinte litros, por exemplo, pode oferecer boas condições para seus habitantes, mas dificilmente um aquarista iniciante conseguirá lidar bem com determinadas situações de doenças, de mudanças de temperatura, de pH, de manutenções, de sifonagens, etc. São erros muito comuns dos iniciantes o excesso de alimentos, o excesso de peixes, a não espera adequada para adquirir peixes, o excesso na dosagem de medicamentos, troca parcial de água exagerada ou incorreta, que em geral, podem matar toda uma população. Eu mesma por exemplo, cometi praticamente todos esses erros perdendo 4 peixes, por não saber de coisas muito simples como: excesso na dosagem de medicamentos para neutralizar a água e excesso de alimentos. Assim perdi toda a biográfia que já tinha adquirido e tive que começar tudo de novo para não arriscar perder mais peixes.
  Pense, se você colocar cinco gotas a mais de um determinado medicamento em um aquário médio, com cerca de duzentos litros os efeitos nocivos dessa dosagem extra serão diluídos em duzentos litros.
Já, os efeitos nocivos destas cinco gotas, em um aquário pequenos, serão diluidas em apenas vinte litros, por exemplo. A temperatura de um aquário de duzentos litros demora muito mais tempo para começar a cair ou para subir bruscamente que em um aquário de vinte litros. Uma lâmpada acesa, o dia todo, esquenta muito menos duzentos litros de água que vinte litros de água, e assim por diante...
  Obviamente que é possível, para um aquarista iniciantes, manter um aquário pequeno saudável por muito tempo, desde que este seja muito cuidadoso, tenha sido muito bem orientado, seja muito paciente etc. Eu por exemplo tenho um áquario de um poco mais que vinte litros, sendo ele, o meu primeiro e único áquario até então. Logo que iniciei cometi alguns erros, sendo assim, tive que tomar muito mais cuidado e buscar mais informações para não ocorrer erros e perder peixes e plantas. Meu primeiro erro foi, colocar água direto da torneira sem antes hidrata-la, excesso de medicamento para neutralizar o pH, e excesso de alimento. Todos estes erros foram cometidos por falta de informação e falta de paciencia.
  Portanto, se você ainda não comprou seu aquário, ou algum amigo está querendo comprar um, avise-o para adquirir um com, no minimo, uma capacidade para sessenta litros ou mais. O investimentoé um pouco maior, mas, se contabilizarmos o que deixará de perder em peixes que poderiam morrer, em gasolina para ir até a loja pedir informções, em dinheiro para medicamentos totalmente desnecessários entre outros fatores, veremos que o aquário acaba saindo bem mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário