Colaboradores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sobreviver X Viver bem

 Embora os aquários de água doce sejam considerados bem menos complicados que os marinhos, também necessitam de manutenção periódica regular, caso contrário, você não terá peixes vivos em seu tanque, mas peixes SOBREVIVENTES.
 Um tanque sem os equipamentos corretos e sem a manutenção necessária é o mesmo que uma gaiola de passarinho cujo dono não troca o papel de forração ou, ainda, a atitude de um cidadão que possui um cão e não limpa xixi e cocô do animal todos os dias.
 O objetivo do aquárismo moderno não é apenas manter os animais vivos, mas sim, vivendo bem. O simples fato de os peixes não terem morrido não significa, em absoluto, que o aquário ''deu certo''. Lembre-se, manter peixes enclausurados em um aquário sem condições não é aquárismo!
 Outros animaizinhos de estimação precisam de muitos cuidados específicos. Os peixes e também as plantas aquáticas, por sua vez, também precisam de alguns cuidados, mas posso garantir que tomarão muito menos tempo que um cãozinho e muitas outras espécies de animais domésticos, portanto, chega de conviver com a lenda de ''aquário da trabalho''.
 Amigos, aquários não dão trabalho, se bem montados e se você for bem orientado. Aliás, aquário da trabalho para quem não sabe cuidar.
 Aposto que você já ouviu falar que, de tempos em tempos, precisamos tirar as pedrinhas, lavar o aquário todo, trocar a água e montar tudo novamente, ou mesmo, você que já possui um aquário faz isso de quando em quando... Isso não só não é necessário, como não deve ocorrer nunca!
 Veja, os peixinhos não fazem xixi nem cocô na sala; não latem ou miam; não comem os passarinhos dos vizinhos; não tem cheiro; não dão alergias; não deitam em sua cama sujos ou molhados; não precisam de vacinas e nem idas ao veterinário, e não arranham ou mordem suas namoradas (isso é uma dessas vantagens!). Por isso são ideias para pessoas ocupadas, que costumam viajar sempre ( existem alimentos automaticos e alimentos de lenta dissolução que servem para que você passe suas férias sem se preocupar com os peixes), ou que tenham crianças pequenas em casa (não mordem e não transmitem doenças), ou que passam o dia todo fora de casa. O mais legal de tudo é que servem como terapia, ''um aparelho de relaxar'', pois, após um dia estressante no trabalho, trânsito entre outras coisas, nada como chegar diante de aquário, alimentar os peixinhos, verificar qual está comendo mais, reparar no crescimento, nas colorações, etc... O que mais gosto no meu aquário é que quando começo a observa-lo consigo me desligar de tudo.
 Infelizmente, grande parte dos peixes em aquários apenas se aguenta viva o máximo que pode, e não vive em condições saudáveis, porque seus ''donos'', por um motivo ou outro, não cuidam bem de suas ''casas''.
  Resumindo: quero dizer que, com tudo isso, o fato de os peixes estarem vivos não quer dizer que o aquário está bom e não determina o sucesso dele. Um tanque é bom quando apresenta água extremamente cristalina e sem cheiro, peixes com rápido crescimento, com muito apetite e com aparência ''gorda'' SEMPRE, não apenas durante alguns meses.
  Se onde você mora não existe muitos aquários como referencias para saber se seus peixes andam bem ou não, sugiro que faça como eu, procure referencia em sua loja de preferência. Sempre compare o seu aquário. Não é uma questão de ser melhor que o outro e vice e versa; é só um referencial. ''Se o peixe do meu amigo é mais bonito que o meu e o aquário mais limpo, o que será que eu posso fazer para melhorar as coisas por aqui....'' Só dessa forma, por meio de discussões e exposições de argumentos é que poderemos atingir um nível ótimo no nosso aquário.

Um comentário:

  1. Olá Shai. Te respondi no post sobre crop tops! Beijos

    http://pegadafeminina.blogspot.pt/2012/04/crop-tops.html?showComment=1355142553915#c6226630771774410734

    ResponderExcluir